Design Organizacional (OPA!)—Um lugar onde eu APRENDO, PRODUZO e me DIVIRTO
Não é trabalho; é realização. Não é fardo; é prazer. Não é alienação; é aprendizado. É muitaOPAnessahora!
Chegamos ao final de uma sequência de três posts apresentando nosso programa de Educação Corporativa Turning Point Program (TPP). Essa jornada começou com o post A Era da Hipercompetitividade publicado em 12 de março de 2018, onde descrevemos o fenômeno e suas consequências danosas sobre as organizações. A partir desse ponto, apresentamos nosso programa de Educação Corporativa, TPP, como sendo o meio através do qual as organizações se capacitam para lidar com as demandas impostas pela Hipercompetitividade, adequadamente, gerando vantagens competitivas sustentáveis.
Segue abaixo a sequência completa dos posts, que se encerra com este, para melhor situar aqueles que, porventura, estejam tendo o primeiro contato com o estudo agora. Quero ser o mais didático possível na apresentação do programa para que você não se perca ao longo da trajetória. Não obstante a isso, de antemão, me coloco à disposição para maiores esclarecimentos quanto à completa “mecânica” do programa, caso alguma dúvida permaneça. É só entrar em contato. Será um prazer conversarmos sobre este tema pelo qual sou perdidamente apaixonado! Segue a sequência:
1 – A Era da Hipercompetitividade—Como encarar o desafio
2 – Turning Point Program (TPP)—The Core Competence
3 – Valores Invisíveis e Conhecimento Tácito—Os Geradores de Vantagens Competitivas Sustentáveis
4 – A Busca do Significado—Por que fazemos o que fazemos do jeito que fazemos?
5 – Inteligência Emocional—Como lidar com as adversidades RESILIENTEMENTE?
O objetivo do programa de Educação Corporativa Turning Point Program (TPP) é transformar ambientes corporativos reativos; não sistêmicos; burocráticos e entediantes em lugares onde as pessoas produzem, aprendem e se divertem. Não é exagero ou utopia, nem tampouco privilégio dos “gigantes”, pensar ambientes corporativos que ultrapassem as fronteiras reducionistas e massacrantes da gestão burocrática e autoritária do topo da pirâmide hierárquica para baixo. É uma possibilidade absolutamente factível.
Entristece-me ver talentos sufocados pelos métodos rígidos prescritos em manuais de normas e procedimentos e gestões autoritárias não participativas. As pessoas precisam estar em primeiro lugar para que vantagens competitivas sustentáveis sejam geradas. Esta é a nossa proposta de organização, que descrevemos como uma Organização Para o Aprendizado (OPA!).
O que é uma OPA!?
É uma organização que lida com as inesperadas mudanças ambientais, sistemicamente e prontamente, criando soluções inovadoras que garantam sua longevidade bem sucedida. Além disso, e mais importante, uma OPA! valoriza e respeita o ser humano, considerando suas diferenças e peculiaridades. Mantém o foco no constante aprendizado, estimula e cria facilidades para o relacionamento interpessoal entre todos os colaboradores e departamentos provocando o compartilhamento de visões e a consequente construção de conhecimentos tácitos e valores invisíveis. Estes valores e conhecimentos são os motores propulsores das vantagens competitivas sustentáveis.
Módulo 03 – Construindo uma Organização para o Aprendizado (OPA!)
1 – Entendendo o conceito OPA!
2 – Nossas ações criam e modificam realidades
3 – Aprendendo a aprender—A 5ª Disciplina
4 – Construindo a Organização para o Aprendizado (OPA!)
5 – Prosseguindo—Constância de propósitos
Finalizamos aqui a descrição sucinta do nosso programa de Educação Corporativa Turning Point Program (TPP). Espero ter sido o mais didático possível na evolução desta sequência ressaltando, mais uma vez, que me coloco à disposição para maiores esclarecimentos. Até breve.
Deixe um comentário