Como gerar Vantagens Competitivas sustentáveis?

Como gerar Vantagens Competitivas sustentáveis?

Quer resultados diferentes? Faça diferente! Simples assim.

Existe uma única fórmula para se criar Vantagens Competitivas sustentáveis—elaborar estratégias a partir dos valores invisíveis e dos conhecimentos tácitos.

O que é valor invisível?

Valores invisíveis são aqueles ativos que não constam no balanço patrimonial contábil. Não há como quantificá-los precisamente através de um valor monetário. Não se pode ver ou tocar, nem tampouco precisar numericamente sua qualidade e eficiência. São estabelecidos e desenvolvidos ao longo dos tempos obedecendo a um crescimento contínuo; enquanto alimentados. Diz respeito à expertise individual e institucional. Dessa forma, a marca; a reputação; a cultura corporativa; as habilidades específicas e as experiências acumuladas, do indivíduo e da instituição; o clima organizacional, entre outros; são exemplos desses valores.

O que é conhecimento tácito?

Conhecimento tácito é aquele conhecimento construído informalmente a partir da convivência de pessoas que comungam dos mesmos objetivos. São impossíveis de serem documentados e ensinados através da língua falada ou escrita. São fundamentados na experiência individual e grupal e assimilados por convivência. Daí o seu poder na geração de vantagens competitivas sustentáveis. Não há como copiá-los.

E o conhecimento formal, onde fica?

A ideia de aquisição do conhecimento formal nos reporta a ambientes acadêmicos; salas de aula; grupos de pessoas sentadas em cadeiras enfileiradas (às vezes em círculo) enquanto alguém, de pé, num lugar mais elevado, discursa. Pensamos em livros; mentores; pessoas de becas jogando o capelo para o alto com sorriso estampado no rosto numa cerimônia de formatura. Na grande maioria das vezes, isso é o que nos vem à memória quando pensamos em conhecimento e na aquisição deste.

Para a grande maioria das pessoas, a construção do saber corresponde a uma lógica cartesiana onde a presença de um mentor, um discípulo e uma forma de registro do conhecimento para consulta e replicação futura; têm que existir. Isso funciona e é muito válido. Todavia, o conhecimento produzido através deste modelo é facilmente acessível e replicado; inclusive, esta é a ideia. Portanto, as vantagens competitivas geradas a partir deste conhecimento formal são voláteis e facilmente replicadas.

Às vezes; a cabeça dá nó!

É muito difícil para a nossa cultura cartesiana; quantitativa; positivista e não sistêmica; aceitar a possibilidade de um conhecimento que não possa ser documentado, expresso por palavras e ensinado tradicionalmente de um indivíduo para o outro. Como é que eu posso aprender alguma coisa com alguém que não aprendeu com alguém essa coisa para me ensinar!? (eu sei, às vezes minha cabeça também dá nó! Leia de novo mais devagar, por favor, você vai entender!).

Sem dúvida nenhuma, a subjetividade do termo, invisível e tácito, dificulta a nossa compreensão à primeira vista. Vivemos em um mundo onde o objetivo; o quantitativo; o concreto; o positivo; o não sistêmico; o tangível; o mensurável são os parâmetros que nos norteiam, enquanto pessoas físicas e instituições. É muito difícil para as pessoas e instituições fazerem qualquer tipo de avaliação que não seja baseada nesses parâmetros estatísticos, numéricos… em resumo; quantitativos. Não há nada de errado na utilização desses parâmetros visíveis, vamos tratá-los assim, na construção do saber. Mas não é a única forma. Nem tampouco a mais eficaz, quando aplicados na geração de vantagens competitivas sustentáveis.

Trocando em miúdos

Resumidamente, vantagens competitivas sustentáveis são aqueles valores agregados ao produto/serviço capazes de suplantar a competitividade por longo período. Para tal, esses valores têm que ser criados a partir de valores e conhecimentos não replicáveis; ou seja, adquiridos informalmente no ambiente corporativo através do relacionamento interpessoal entre todas as pessoas nos diferentes níveis hierárquicos.

No nosso próximo encontro, falaremos mais sobre o tema. Conto com você!

2020-01-27T19:34:54-03:00 27 de janeiro, 2020|Educação Corporativa|0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: