Organização Para o Aprendizado

OPA! 2017-06-12T23:00:08-03:00

“Somos nossos modelos mentais. Eles estão profundamente enraizados em nossa história de vida e na noção que temos de quem somos. Existe um antigo ditado que diz: “Um olho não vê o outro olho”. A aprendizagem que altera os modelos mentais é altamente desafiadora, desorientadora. Pode ser assustadora ao confrontarmos crenças e pressupostos consagrados. Não pode ser feita solitariamente. Só ocorre dentro de uma comunidade de aprendizes.”

Peter Senge

Ary Moreira

MBA pela The University of Notre Dame – Australia


Criar ambientes organizacionais que propiciem a constante busca do conhecimento tem sido meu maior objetivo ao longo da minha vida profissional e acadêmica. Elucidar uma filosofia organizacional voltada para o aprendizado que aglutine as mais consistentes teorias no campo comportamental é mais que uma ideia. É uma necessidade! Estabelecer uma atmosfera que propicie o desenvolvimento e a exploração de todas as competências individuais em busca do sucesso pessoal e organizacional é o que mais me entusiasma no mundo corporativo. Experimentar esse inovador approach com êxito ao longo da minha vida profissional tem sido produtivo, enriquecedor e divertido! São essas ideias que eu quero compartilhar com você nesse blog. Seja bem-vindo!

Quais são os princípios de uma OPA!?

  • Pensamento Sistêmico: Baseia-se numa visão crítica-analítica global do sistema em que a organização está inserida considerando a relação entre causa-efeito de todas as variáveis dos ambientes interno e externo. Não secciona o todo organizacional na solução de problemas nem tampouco se detém ao foco de eventos isolados.  Em resumo, Pensamento Sistêmico é a visão precisa das variáveis específicas e gerais que interferem diretamente no resultado de um determinado setor e na organização como um todo. Ou seja, é a visão distinta da árvore e da floresta e da relação entre ambos.

  • Valorização do ser humano: Valoriza e respeita as pessoas em todas as suas singularidades e diferenças. Isto é, estabelece um ambiente onde as pessoas são consideradas, de fato, o maior patrimônio da organização, levando em conta os anseios, necessidades e desejos individuais sem perder a visão clara do coletivo.

  • Constante Aprendizagem: Propicia e incentiva a busca do conhecimento, em todos os níveis hierárquicos, através de programas de Educação e Treinamento Corporativo constante.

  • Tensão Criativa: Estabelece uma “rotina desafiadora”; ou seja, um ambiente onde as pessoas são desafiadas constantemente a solucionarem problemas de forma inovadora, compartilhando visões de futuro com base nos diversos pontos de vista do grupo. Dessa forma, as melhores soluções e visões são estabelecidas, invariavelmente, engajando todos no processo da gestão estratégica.

Quais são as características de uma OPA!?

  • Presteza na assimilação das mudanças ambientais

  • Amplo Diálogo em todos os níveis hierárquicos

  • Resolve problemas sistematicamente

  • Experimenta novos processos

  • Aprende com suas próprias experiências e com as dos outros

  • Promove e transfere conhecimento rapidamente para todos os colaboradores

  • Propicia a exploração máxima das capacidades individuais e do grupo na geração de vantagens competitivas duradouras

Quais são os objetivos de uma OPA!?

  • Criar ambientes organizacionais onde as pessoas sejam, de fato, colocadas em primeiro lugar;

  • Criar ambientes organizacionais onde as pessoas aprendam, produzam e se divirtam;

  • Criar ambientes organizacionais onde Visões de Futuro sejam compartilhadas em todos os níveis hierárquicos;

  • Criar ambientes organizacionais onde o Conhecimento Tácito e os Valores Invisíveis sejam elucidados e utilizados como geradores de vantagens competitivas duradouras;

  • Criar ambientes organizacionais onde o constante aprendizado capacite as pessoas a criarem, identificarem, desenvolverem e aplicarem o conhecimento adquirido na geração de vantagens competitivas duradouras;

  • Criar ambientes organizacionais onde o desenvolvimento de competências emocionais, tais como as Inteligências Intra e Interpessoal, possibilitem uma convivência harmoniosa e produtiva de grupo.

Como fazemos acontecer?

Através do Turning Point Program (TPP).

O que é Turning Point Program (TPP)?

É a analogia perfeita que encontramos, com o termo em inglês, para ilustrar uma inovadora filosofia organizacional que vem sendo aplicada com êxito ao longo de nossa vida profissional. Esse inovador “approach é fruto de nossa experiência de mais de 30 anos como empresários do varejo e serviço aliado ao nosso conhecimento teórico-acadêmico.