Quais são as diferenças entre Mindset Fixo e Mindset Progressivo?

Quais são as diferenças entre Mindset Fixo e Mindset Progressivo?

“Cogito ergo sum” (René Descartes)

Dando continuidade à nossa série de quatro posts sobre Mindset, hoje estabeleceremos as diferenças fundamentais entre o Mindset Fixo e o Mindset Progressivo. Lembrando que, no post anterior, respondemos às seguintes perguntas:

1 – O que é Mindset?

2 – Como o Mindset se desenvolve?

Segue o link para os que estão chegando agora: O seu Mindset é Fixo ou Progressivo? Não sabe? Aprenda como responder

Características fundamentais dos diferentes Mindsets

Como dito no primeiro post da série, existem dois tipos de Mindserts: Fixo e Progressivo. De acordo com os estudos da Dra Dwek, nossa habilidade de apreender o conhecimento (aprendizagem) e a forma com que o utilizamos na resolução dos problemas é, incontestavelmente; dirigida pelo nosso Mindset.

Dessa forma, se o Mindset for Fixo, o indivíduo tende a lidar com os desafios cotidianos de forma quantitativa; parcial; irracional; não sistêmica; pessimista e limitada, só para citar alguns aspectos limitadores do desenvolvimento humano. Se o Mindset for Progressivo, a recíproca é inversamente proporcional. O quadro abaixo resume o exposto:

Como os indivíduos lidam com os desafios cotidianos de acordo com os seus respectivos Mindsets? (uma abordagem resumida)

Acredito que, neste momento da leitura, você deve estar fazendo conjecturas a respeito de como você age (e também como algumas pessoas que você conhece agem) diante dos desafios cotidianos da vida, não é verdade? Bem, como dito, remodelar o Mindset construído é possível, mesmo os padrões construídos na primeira infância. Não é uma tarefa simples, considerando a primeira infância, mas é possível. Dessa forma, caso não nos agrademos, obviamente, com a forma que agimos e reagimos diante dos desafios cotidianos; é possível reavaliar nossas escolhas e mudarmos.

Sem dúvida que esses padrões mentais de cada indivíduo exercerão uma influência expressiva no desenvolvimento corporativo. Considerando que indivíduos de Mindset Progressivo lidam com os desafios cotidianos do mundo que os cerca de forma mais adequada e produtiva daqueles de Mindset Fixo; nosso desafio, enquanto gestores corporativos, é remodelar Mindsets Fixos transformando-os em Mindsets Progressivos. Mas como realizar tamanha desafiadora tarefa?! Assunto para o próximo post da série, daqui a duas semanas. Até lá!

2019-07-29T19:14:50-03:00 29 de julho, 2019|Resiliência Organizacional|0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: