“Somos nossos modelos mentais. Eles estão profundamente enraizados em nossa história de vida e na noção que temos de quem somos. Existe um antigo ditado que diz: “Um olho não vê o outro olho”. A aprendizagem que altera os modelos mentais é altamente desafiadora, desorientadora. Pode ser assustadora ao confrontarmos crenças e pressupostos consagrados. Não pode ser feita solitariamente. Só ocorre dentro de uma comunidade de aprendizes.”

Ary Moreira
MBA pela The University of Notre Dame – Australia
Criar ambientes organizacionais que propiciem a constante busca do conhecimento tem sido meu maior objetivo ao longo da minha vida profissional e acadêmica. Elucidar uma filosofia organizacional voltada para o aprendizado que aglutine as mais consistentes teorias no campo comportamental é mais que uma ideia. É uma necessidade! Estabelecer uma atmosfera que propicie o desenvolvimento e a exploração de todas as competências individuais em busca do sucesso pessoal e organizacional é o que mais me entusiasma no mundo corporativo. Experimentar esse inovador “approach” com êxito ao longo da minha vida profissional tem sido produtivo, enriquecedor e divertido! São essas ideias que eu quero compartilhar com você nesse blog. Seja bem-vindo!
Quais são os princípios de uma OPA!?
Pensamento Sistêmico: Baseia-se numa visão crítica-analítica global do sistema em que a organização está inserida considerando a relação entre causa-efeito de todas as variáveis dos ambientes interno e externo. Não secciona o todo organizacional na solução de problemas nem tampouco se detém ao foco de eventos isolados. Em resumo, Pensamento Sistêmico é a visão precisa das variáveis específicas e gerais que interferem diretamente no resultado de um determinado setor e na organização como um todo. Ou seja, é a visão distinta da árvore e da floresta e da relação entre ambos.
Valorização do ser humano: Valoriza e respeita as pessoas em todas as suas singularidades e diferenças. Isto é, estabelece um ambiente onde as pessoas são consideradas, de fato, o maior patrimônio da organização, levando em conta os anseios, necessidades e desejos individuais sem perder a visão clara do coletivo.
Constante Aprendizagem: Propicia e incentiva a busca do conhecimento, em todos os níveis hierárquicos, através de programas de Educação e Treinamento Corporativo constante.
Tensão Criativa: Estabelece uma “rotina desafiadora”; ou seja, um ambiente onde as pessoas são desafiadas constantemente a solucionarem problemas de forma inovadora, compartilhando visões de futuro com base nos diversos pontos de vista do grupo. Dessa forma, as melhores soluções e visões são estabelecidas, invariavelmente, engajando todos no processo da gestão estratégica.
Quais são as características de uma OPA!?
Presteza na assimilação das mudanças ambientais
Amplo Diálogo em todos os níveis hierárquicos
Resolve problemas sistemicamente
Experimenta novos processos
Aprende com suas próprias experiências e com as dos outros
Promove e transfere conhecimento rapidamente para todos os colaboradores
Propicia a exploração máxima das capacidades individuais e do grupo na geração de vantagens competitivas duradouras
Quais são os objetivos de uma OPA!?
Criar ambientes organizacionais onde as pessoas sejam, de fato, colocadas em primeiro lugar;
Criar ambientes organizacionais onde as pessoas aprendam, produzam e se divirtam;
Criar ambientes organizacionais onde Visões de Futuro sejam compartilhadas em todos os níveis hierárquicos;
Criar ambientes organizacionais onde o Conhecimento Tácito e os Valores Invisíveis sejam elucidados e utilizados como geradores de vantagens competitivas duradouras;
Criar ambientes organizacionais onde o constante aprendizado capacite as pessoas a criarem, identificarem, desenvolverem e aplicarem o conhecimento adquirido na geração de vantagens competitivas duradouras;
Criar ambientes organizacionais onde o desenvolvimento de competências emocionais, tais como as Inteligências Intra e Interpessoal, possibilitem uma convivência harmoniosa e produtiva de grupo.
Como fazemos acontecer?
Através do Turning Point Program (TPP).
O que é Turning Point Program (TPP)?
É a analogia perfeita que encontramos, com o termo em inglês, para ilustrar uma inovadora filosofia organizacional que vem sendo aplicada com êxito ao longo de nossa vida profissional. Esse inovador “approach” é fruto de nossa experiência de mais de 30 anos como empresários do varejo e serviço aliado ao nosso conhecimento teórico-acadêmico.