Qual será o impacto da tecnologia 5G em nossas vidas?

Qual será o impacto da tecnologia 5G em nossas vidas?

“Sei que nada será como antes amanhã” (Milton Nascimento)

A Coreia do Sul larga na frente lançando a primeira rede nacional de telefonia móvel de quinta geração—o famoso 5G. Uma estratégia inteligente que assegura ao país a posição de primeiro do mundo a oferecer esta tecnologia. Nada como um show de realidade aumentada para marcar o feito. Ah; realidade aumentada é só uma das facetas desta nova tecnologia. E aí, você está pronto para encarar o dragão? Quer aprender mais sobre 5G? Vamos juntos, então!

1 – Como a tecnologia sem fio evolui?

2 – O que é tecnologia 5G?

3 – Quando estará disponível?

4 – O que muda em nossas vidas?

5 – Quais áreas serão impactadas?

6 – A tecnologia 5G causa danos à saúde?

Estas são as perguntas que responderemos em uma série de dois posts. Neste primeiro, iremos até a terceira pergunta. No próximo, semana que vem, concluiremos nossos estudos respondendo às demais. Bem-vindo(a) a bordo!

1 – Como a tecnologia sem fio evolui?

A evolução da tecnologia sem fio vem dando pulos, desde a sua implantação, não muito significativos de uma geração para outra. Sendo assim, a geração seguinte aprimorava as funções da anterior acrescentando mais uma “coisinha”. Ressalto, desde já, que não vamos nos aprofundar na descrição técnica de cada geração, visto que não tenho a menor competência para isso. Dessa forma, o quadro que segue, descreve, basicamente, esta evolução:

2 – O que é tecnologia 5G?

Não, não podemos dizer que a tecnologia 5G é uma evolução em termos de velocidade de transmissão e capacidade de armazenamento de dados em relação à anterior, a 4G. Seria uma forma simplista de defini-la. Estamos falando de uma revolução completa na forma que utilizamos a internet além da realidade de vivenciarmos coisas que, até então, só julgávamos possíveis nos filmes de ficção científica. Carros autônomos seguríssimos; casas inteligentes; smart TVs muito mais sofisticadas; serviços de segurança realmente muito seguros; enfim, a tão sonhada “Internet of Things”. Em outras palavras, maior eficácia na integração dos dispositivos conectados à internet, como as smart TVs, automóveis, serviços de segurança, entre muitos, muitos outros.

3 – Quando estará disponível?

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), um órgão da ONU, definiu que até 2020 a tecnologia deverá ter um padrão comercializável para ser então implantada. A expectativa é que até 2025, a implantação completa seja efetivada. Será (já está sendo) investido cerca de 4 trilhões de dólares no processo de implantação que envolve, entre outras coisas, a substituição e aprimoramento das antenas existentes que suportam a tecnologia 4G e que não são compatíveis com a próxima geração.

A expectativa é realmente grande! Quantas questões ainda por responder. O que vai realmente mudar? Quais áreas serão impactadas? E as questões relacionadas a possíveis danos à saúde? E tantas outras dúvidas! No próximo post, semana que vem, concluiremos nossos estudos falando sobre tudo isso. Conto com sua participação. Até lá!

2019-11-04T09:28:19-03:00 4 de novembro, 2019|Educação Corporativa|0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: