Networking = 1 + 1 > 2

Networking = 1 + 1 > 2

É muito mais fácil sobreviver em grupo!

Participei, nos dias 25 e 26 de outubro, do 2° Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Porto-Portugal). Trata-se de um evento anual, gratuito e aberto ao público. Fiquei impressionado com a iniciativa da Câmara Municipal que junto com o empresariado local, realizaram um evento tão importante. Gostei muito do que vi! Ótimo nível de palestras, esclarecimentos das leis e diretrizes que regem o comércio da cidade e, mais importante, excelente oportunidade para o estabelecimento e ampliação da famosa networking. A propósito, esta foi a máxima do congresso—estabelecimento de networking. Mas, afinal, o que é networking? Como estabelecer e ampliar uma networking? Como se comportar dentro de uma networking? Quais são seus benefícios? Essas são as questões que responderemos neste post. Seja bem-vindo!

O que é Networking?

Compilando as mais diversas definições de uma forma simples e objetiva, networking é a interação de pessoas afins, através da formação de grupos, com o intuito de trocar informação de valor que proporcione benefício mútuo. Pode ser profissional ou para fins exclusivamente pessoais.

Como estabelecer e ampliar uma networking?

Participando de grupos cujos interesses conjuminem com os seus e/ou criando grupos e recrutando participantes de interesses comuns. Os meios através dos quais uma networking pode ser estabelecida são os mais diversos possíveis; com destaque, obviamente, para as redes sociais. Entretanto, congressos, feiras, workshops são também ótimos meios para o estabelecimento e ampliação de networkings profissionais. Os clubes, igrejas, locais de happy hours, como bares e restaurante, podem ser também meios através dos quais networkings pessoais são criadas e ampliadas.

Como se comportar dentro de uma networking?

Generosidade é a palavra de ordem de uma networking. Compartilhar informação de valor para o grupo, generosamente, é o comportamento esperado para todos os membros da rede. Isso é o que fortalece a rede, trazendo benefícios para todos, e contribui para a sua ampliação. É um equívoco aderir a uma networking com o único e exclusivo propósito de sugar as melhores informações. Se esse pensamento fosse a praxe, não haveria nenhuma networking sobre a face da terra! É o famoso “dando que se recebe”. Lembre-se sempre disso. Dessa forma, se você se sentiu atraído por uma networking e acredita que possa tirar proveito das informações produzidas pela mesma; pergunte-se de que forma você poderá dar a sua parcela de contribuição. Se você não estiver preparado para isso, estude e se prepare, mas não se comporte só como um explorador dos benefícios. Doe também!

Quais são os benefícios de uma networking?

São imensuráveis os benefícios advindos de networkings bem alimentadas e estruturadas adequadamente. É evidente que, quando participamos de grupos afins, compartilhando informação de valor para o crescimento mútuo; nossas possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal crescem exponencialmente! Sobreviver em grupo é muito mais fácil do que isoladamente. Quando a manada de zebras está cercada pelos leões, no fantástico balé da sobrevivência animal, a zebra que se desgarra do grupo é sempre, invariavelmente, a caça. Portanto, é melhor se manter agrupado!

Concluindo, quando participamos de networkings, temos os benefícios quantitativos de ter nossos currículos mais vistos, nossas ideias apreciadas por um maior número de pessoas, nossos produtos/serviços com maior visibilidade junto ao público alvo e por aí vai… daí a importância do evento promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com o empresariado local. Sem dúvida nenhuma, uma iniciativa que trará grandes benefícios para o setor público/privado da cidade num curto prazo. Nota dez!

2018-11-05T23:15:48-03:00 5 de novembro, 2018|Educação Corporativa|2 Comentários

2 Comentários

  1. Ana Raquel 11/11/2018 at 11:55 - Reply

    Excelente tema e argumentação!

    • Ary Moreira 11/11/2018 at 21:09 - Reply

      OPA! Obrigado pelo comentário, Ana. Fico feliz em saber que vc gostou do conteúdo. Sucesso e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: