Não contrate pessoas para trabalhar para você. Contrate pessoas para trabalharem para elas ao seu lado.
- Chegamos ao final da nossa viagem de sete posts, publicados ao longo de sete semanas, descrevendo os sete passos fundamentais para a abertura de um negócio. Na semana passada abordamos o sexto passo—Contrate uma Seguradora Finalmente, aí vai o sétimo.
7 – Monte seu time de Colaboradores
O primeiro passo é traçar o Perfil do Colaborador. Faça um brainstorming completando a seguinte sentença: O meu colaborador tem que ter as seguintes características… Depois de ter construído uma lista com várias características, selecione as que você julga fundamentais para o perfil do seu pessoal.
Uma vez o perfil ter sido traçado, é hora de encontrar essa pessoa, que supomos ser a certa, para formarmos nosso time. É a hora do Recrutamento. Existem diversos meios através dos quais essa tarefa pode ser executada; portanto, adeque a comunicação ao perfil do candidato(a) previamente estabelecido. Utilize-se de todos os meios possíveis de comunicação, mas não desperdice recursos em meios que, de antemão, não atingirão o perfil das pessoas que você precisa recrutar. Por exemplo, não utilize jornais impresso para jovens menores de 25 anos. É rede social mesmo.
Sequencialmente, após o recrutamento, chega a hora da Entrevista . Uma entrevista bem sucedida sugere uma série de cuidados que começam com a escolha do ambiente onde será realizada a entrevista; a elaboração das perguntas pertinentes à coleta de informações relevantes; à conduta do entrevistador, entre outros. Todos esses passos estão descritos num post que publiquei no dia 11/09/17 intitulado A Entrevista no Processo de Contratação – Vamos montar um Time?. É só clicar e conferir.
Finalmente, depois de recrutar e selecionar, é chegado o momento do passo derradeiro do processo de montagem do time de profissionais que contribuirão para a operação e desenvolvimento do negócio—a Seleção e a Contração. Depois de ter recrutado e entrevistado os candidatos, é hora de escolher e contratar os que, supostamente, serão aqueles certos para caminhar ao seu lado. Também tenho um post publicado que descreve em detalhes essa etapa do processo—A Seleção no Processo de Contratação – Vamos montar um Time? Basta clicar para ter acesso às informações.
Dessa forma, finalizamos nossa jornada sobre os sete passos fundamentais para começar um negócio. É claro que são dicas básicas que, de forma nenhuma, esgotam as demandas que incidem sobre a abertura e administração de um novo negócio, mas são dicas importantes para dar o “start”.
Espero, sinceramente, ter contribuído de alguma forma para você começar o seu negócio com o mínimo de entendimento sobre as demandas exigidas para dar o “start”. Caso alguma dúvida tenha ficado; sinta-se à vontade para entrar em contato. Será um prazer poder ajudar. Para encerrar lembre-se: A vida, às vezes, faz escolhas melhores que as nossas. Ter perdido o emprego pode ter sido a maior benção profissional de sua vida! Sucesso.
Deixe um comentário