7 Passos para se tornar Empreendedor

Não contrate pessoas para trabalhar para você. Contrate pessoas para trabalharem para elas ao seu lado.

Chegamos ao final da nossa viagem de sete posts, publicados ao longo de sete semanas, descrevendo os sete passos fundamentais para a abertura de um negócio. Na semana passada abordamos o sexto passo—Contrate uma Seguradora .  Finalmente, aí vai o sétimo.

7 – Monte seu time de Colaboradores

O primeiro passo é traçar o Perfil do Colaborador. Faça um brainstorming completando a seguinte sentença: O meu colaborador tem que ter as seguintes características… Depois de ter construído uma lista com várias características, selecione as que você julga fundamentais para o perfil do seu pessoal.

Uma vez o perfil ter sido traçado, é hora de encontrar essa pessoa, que supomos ser a certa, para formarmos nosso time. É a hora do Recrutamento. Existem diversos meios através dos quais essa tarefa pode ser executada; portanto, adeque a comunicação ao perfil do candidato(a) previamente estabelecido. Utilize-se de todos os meios possíveis de comunicação, mas não desperdice recursos em meios que, de antemão, não atingirão o perfil das pessoas que você precisa recrutar. Por exemplo, não utilize jornais impresso para jovens menores de 25 anos. É rede social mesmo.

Sequencialmente, após o recrutamento, chega a hora da Entrevista .  Uma entrevista bem sucedida sugere uma série de cuidados que começam com a escolha do ambiente onde será realizada a entrevista; a elaboração das perguntas pertinentes à coleta de informações relevantes; à conduta do entrevistador, entre outros. Todos esses passos estão descritos num post que publiquei no dia 11/09/17 intitulado A Entrevista no Processo de Contratação – Vamos montar um Time?. É só clicar e conferir.

Finalmente, depois de recrutar e selecionar, é chegado o momento do passo derradeiro do processo de montagem do time de profissionais que contribuirão para a operação e desenvolvimento do negócio—a Seleção e a Contração. Depois de ter recrutado e entrevistado os candidatos, é hora de escolher e contratar os que, supostamente, serão aqueles certos para caminhar ao seu lado. Também tenho um post publicado que descreve em detalhes essa etapa do processoA Seleção no Processo de Contratação – Vamos montar um Time? Basta clicar para ter acesso às informações.

Dessa forma, finalizamos nossa jornada sobre os sete passos fundamentais para começar um negócio. É claro que são dicas básicas que, de forma nenhuma, esgotam as demandas que incidem sobre a abertura e administração de um novo negócio, mas são dicas importantes para dar o “start”.

Espero, sinceramente, ter contribuído de alguma forma para você começar o seu negócio com o mínimo de entendimento sobre as demandas exigidas para dar o “start”. Caso alguma dúvida tenha ficado; sinta-se à vontade para entrar em contato. Será um prazer poder ajudar. Para encerrar lembre-se: A vida, às vezes, faz escolhas melhores que as nossas. Ter perdido o emprego pode ter sido a maior benção profissional de sua vida! Sucesso.

2017-12-25T21:44:07-03:00 25 de dezembro, 2017|Empreendedorismo|0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: